Na próxima quinta-feira, o Vaticano apresentará um novo formulário litúrgico para o Missal Romano: a Missa “pela proteção da criação”, voltada à preservação ambiental. O anúncio será feito pelo cardeal jesuíta Michael Czerny, do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, e pelo arcebispo franciscano Vittorio Francesco Viola, do Dicastério para o Culto Divino.
Esse novo formulário se juntará às Missas “para diversas necessidades”, previstas no Missal Romano desde 2000, e reflete a intenção de adaptar as orações da Igreja às urgências contemporâneas, unindo tradição e inovação.
Pressão dos episcopados do Sul global
Pela primeira vez, os episcopados da África, Ásia e América Latina uniram-se em um documento conjunto para exigir que os países ricos reconheçam e paguem sua “dívida ecológica”, sem impor novos encargos ao Sul global. O texto foi apresentado no Vaticano pelos cardeais Jaime Spengler (Brasil), Fridolin Ambongo (Congo) e Filipe Neri Ferrão (Índia), além de Emilce Cuda, da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Os bispos destacam que o aquecimento global já ultrapassa 1,55°C em relação à era pré-industrial e que seus efeitos, como a desertificação, atingem milhões de pessoas no Sul do mundo. “Ou tomamos decisões corajosas, ou não sei como será o futuro das próximas gerações”, alertou Spengler.
Possível presença papal na Cúpula de Belém
Embora ainda não confirmada, há expectativa de que o Papa Leão XIV participe da Cúpula do Clima (COP30), programada para novembro em Belém, na Amazônia. O pontífice já demonstrou sensibilidade ao tema ambiental em recentes declarações e mensagens, seguindo a linha de seu antecessor, Francisco, autor da encíclica Laudato si’ e da exortação Laudate Deum.
Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/653979-clima-vaticano-cria-missa-pelo-cuidado-da-criacao-movimento-dos-bispos-do-sul-global
Foto: A12