Guajará-Mirim está situada a 340 km a Sudoeste de Porto Velho (capital de Rondônia) com uma população estimada de 45.783 habitantes, fronteira com a Bolívia. Possui vários problemas relacionados ao tráfico de drogas acompanhado de um alto índice de desemprego e possui poucas indústrias.
Essa situação leva aos problemas sociais relacionados com o baixo nível de renda da população
(drogas, prostituição, gangs, analfabetismo…) e poucas perspectivas de futuro para as crianças e adolescentes economicamente carentes. O Centro Despertar é uma Entidade Filantrópica pertencente a Diocese de Guajará-Mirim reconhecida pelo CNAS foi Fundado pelo padre catalão Juan Font, em 1991. A primeira finalidade era retirar das ruas adolescentes e jovens envolvidos em gangs, oferecendo-lhes uma ocupação. No início de 1992, o Centro Despertar viu a necessidade de deslocar-se
para a periferia, para o meio da população em situação mais precária a afim de melhor atendê-las.
Pouco a pouco, o Centro Despertar foi investindo em atendimento com cursos Profissionalizantes e Semi profissionalizantes para Crianças Adolescentes e Jovens oferecendo vários cursos e atividades: esporte, cidadania, vários tipos de artesanatos, horticultura, Informática, Corte Costura, Manicure, Mecânica de motos e Mecânica de Bicicleta…
Preparando-os para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo tirando-os da ociosidade e fazendo um trabalho de prevenção. Hoje atendemos em torno de 350 alunos.
Endereço:
Coodernação: Ir. Aparecida de Fátima Garcia
Av. Costa Marques, 561
Centro, Guajará-Mirim/RO
Cep: 76850-000
(69) 3541-2275
[email protected]