Na manhã desta terça-feira, no Vaticano, o Papa Leão XIV recebeu em audiência conjunta os presidentes de três importantes organismos episcopais: o cardeal Jaime Spengler, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); o cardeal Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC); e o cardeal Fridolin Ambongo Besungu, presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM). Também esteve presente o secretário-geral do CELAM, monsenhor Josef Sayer.
Durante a audiência, os líderes eclesiais entregaram ao Santo Padre o documento “Um chamado por justiça climática e a casa comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”, elaborado em preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará. Posteriormente, o documento foi apresentado à imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé.
Além das questões climáticas, o grupo tratou de temas comuns aos três continentes, como a implementação da “Praedicate Evangelium”, que trata da reforma da Cúria Romana, e os desdobramentos locais a partir desse documento. Também foram discutidos os grupos de trabalho criados após o último Sínodo sobre a sinodalidade.
“A audiência foi marcada por uma cordialidade muito boa. O Santo Padre demonstra uma capacidade de escuta interessada em cada um dos temas que nós trouxemos. Foi uma hora e quinze de uma conversa certamente rica e, oxalá, frutífera”, afirmou o cardeal Spengler.
Participação do Papa na COP30
Durante o encontro, foi reforçado o convite oficial do governo brasileiro ao Papa para participar da COP30. Segundo o cardeal Spengler, após o conclave, os cardeais brasileiros também sinalizaram o desejo de contar com a presença do Santo Padre no evento.
“Agora, a partir do convite oficial do governo brasileiro, voltamos a esse pedido de forma mais incisiva. O que ele nos diz é: existe sim a agenda do Jubileu em Roma, concentrada na segunda quinzena de novembro, e uma viagem programada por ocasião dos 1700 anos do Concílio de Niceia. Está aberta a possibilidade, de acordo com sua agenda. Ele tem consciência da importância e do papel da palavra da Igreja nesse contexto da COP30. Vejamos qual será a resposta e a posição do Papado a partir do nosso convite”, declarou o cardeal.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-07/papa-leao-xiv-convite-cop30-cardeal-spengler.html (texto adaptado).