Thulio Fonseca – Vatican News
O primeiro compromisso do Papa Leão XIV nesta quarta-feira, 25 de junho, foi o encontro com os seminaristas das dioceses do Triveneto, reunidos em Roma por ocasião da peregrinação jubilar. A eles, o Santo Padre dirigiu palavras de encorajamento e gratidão, recordando as profundas raízes cristãs daquela região, herdeira da antiga Igreja de Aquileia, e o testemunho luminoso de mártires, pastores e missionários “que dali partiram para irradiar o Evangelho”.
“Hoje cabe a nós continuar essa obra apaixonante”, afirmou o Papa, convidando os jovens a se inserir nessa história de graça, com a missão de renovar e testemunhar o amor de Cristo.
Superar as dificuldades com coragem e fé
Diante das dificuldades que surgem no caminho, Leão XIV aconselhou: “Não se desanimem se, às vezes, o caminho que está diante de vocês se torna difícil.” E, citando o beato João Paulo I — também originário da região do Vêneto —, recordou: “Até os anjos vistos em sonho por Jacó não voavam, mas subiam degrau por degrau; imaginem nós, que somos pobres homens sem asas.”
A força para continuar, destacou, nasce da confiança ilimitada no Senhor. Inspirando-se na conversão de Santo Agostinho, o Papa repetiu, “como um pai” aos seminaristas as palavras que fizeram bem ao coração do santo: “Lança-te em Deus sem medo. Ele não se afastará para te fazer cair. Lança-te tranquilo: Ele te acolherá e te curará.”
Confira o artigo completo: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-06/papa-encontro-seminaristas-das-dioceses-do-triveneto-25-06-25.html