A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta sexta-feira, 7 de novembro, a decisão do Papa Leão XIV de nomear dom Benedito Araújo como novo bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí.
Até então, dom Benedito exercia o ministério episcopal na Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia.
Saudação da Presidência da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou, em mensagem oficial, sua alegria e gratidão a Deus pela nomeação de dom Benedito Araújo.
Estimado irmão no episcopado, dom Benedito Araújo,
A CNBB manifesta alegria e gratidão a Deus por sua nomeação como novo bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí.
Reconhecemos em sua trajetória o testemunho de fé, o compromisso com a formação sacerdotal, o diálogo ecumênico e a dedicação à missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Rendemos graças ao Senhor por sua generosa disponibilidade em continuar servindo ao povo de Deus, agora na Igreja de Campo Maior, e pedimos que o Espírito Santo o fortaleça nesta nova etapa de seu ministério episcopal.
Confiamos seu pastoreio à intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para que o acompanhe com ternura materna e o inspire no anúncio do Evangelho com esperança e alegria.
Em comunhão e oração,
Dom Jaime Spengler – Arcebispo de Porto Alegre (RS), Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva – Arcebispo de Goiânia (GO), 1º Vice-Presidente
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – Arcebispo de Olinda e Recife (PE), 2º Vice-Presidente
Dom Ricardo Hoepers – Bispo Auxiliar de Brasília (DF), Secretário-Geral
Trajetória e formação de Dom Benedito Araújo
Natural do Maranhão, dom Benedito Araújo tem uma caminhada marcada pela dedicação à formação, à educação e à missão pastoral.
Iniciou os estudos na Escola Reunida São José, na Maioba do Mocajutuba (município de Paço do Lumiar – MA), concluindo o curso técnico em Saúde, na área de Eletroencefalograma, em 1981.
Formou-se em Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (CETEMA), atual Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), entre 1985 e 1990.
Em 1991, participou do Curso de Formadores de Seminários de Formação Sacerdotal, promovido pelo CELAM e pela OSLAM, em Buenos Aires. É especialista em Psicopedagogia pela PUCRS e mestre em Ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis do Pontifício Ateneu Antonianum, em Veneza (Itália).
Ministério e serviço à Igreja
Incardinado na Arquidiocese de São Luís (MA), foi ordenado diácono em 29 de junho de 1991 e presbítero em 17 de novembro do mesmo ano.
Em março de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO), onde recebeu a ordenação episcopal em junho e tomou posse em dezembro.
Antes do episcopado, exerceu diversas funções pastorais e formativas em São Luís:
foi promotor vocacional, reitor do Centro Vocacional Cura D’Ars e do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, além de coordenador arquidiocesano de pastoral.
Também foi pároco das paróquias Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), Sagrada Família (Maiobão) e Divino Espírito Santo (Liberdade).
Como educador, lecionou em escolas particulares de São Luís e no Centro Teológico Maranhense, nas áreas de Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Sacramentos e Teologia das Tradições Religiosas.
Participou ativamente de organismos e pastorais, como o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores, a Associação Nacional dos Presbíteros (ANP), a Pastoral da Terra, a Pastoral da Juventude e a Comissão Regional de Ecumenismo (COREC).
No Regional Noroeste da CNBB, atuou ainda como secretário executivo.
Fonte: CNBB
