Visita pastoral aos ribeirinhos do Rio Pacaas Novo

Compartilhe:

As comunidade ribeirinhas do Rio Pacaas Novos receberam a visita pastoral de Dom Benedito e a equipe diocesana durante o último mês de maio.

No primeiro dia a equipe partiu por volta das 07h00 com um barco equipado com motor com potência de 40 HP, tendo como piloto o jovem Cacildo, ribeirinho, conhecedor do rio e seus “furos”, chegando à aldeia São Luiz às 18h30, onde foram recebidos pelo professor Salomão e seu irmâo Nhampá Oro Win.

A equipe do Pastor diocesano, Dom Benedito Araujo permaneceu dois dias convivendo com as famílias das comunidades das aldeias de São Luiz e Laranjal, onde realizou reuniões, apresentou resultados das reuniões e ações do Conselho Indigenista Missionário de Guajará-Mirim, na ocasião representada pela missionária Vera, também Dom Benedito Araujo as conclusões e documentos emitidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil referentes às questões relativas às propostas de aquisição do crédito de carbono, as consequências da aprovação da Lei 14.701 pelo Congresso Nacional em Brasília, 27 de dezembro de 2023 e as recentes invasões de terras demarcadas em nosso município.

Após dois dias de convivências com essas comunidades, a equipe iniciou a descida, visitando os moradores da aldeia Cristo Rei, onde pernoitou; na aldeia de Pedreira, pernoitou e conviveu moradores, participando inclusive de uma partida amistosa de futebol no final da tarde de Domingo. 

Na segunda-feira despediu-se e partiu com destino à aldeia Graças a Deus, fazendo antes visita para algumas famílias na aldeia Bom Futuro.

O último pernoite foi na aldeia Capoeirinha, onde conhecemos a família do nosso piloto Cacildo, mais conhecido por “Preto”.

Posts Relacionados

Facebook