REGIONAL NOROESTE CELEBRA 22 ANOS DE CRIAÇÃO

No dia 18 de julho, a Presidência do Regional Noroeste/CNBB, através de carta, destacou os 22 anos de criação do Regional que aconteceu na cidade de Itaici, em 2001, por ocasião da 37a assembleia Geral da Conferência Episcopal Brasileira. Na mensagem destinada ao Episcopado, aos Coordenadores de Pastorais, Organismos, movimentos e serviços, a Presidência louvou a ação de Deus junto as Igrejas Particulares e agradeceu o empenho de todos as lideranças que contribuíram e contribui na caminhada do Regional Noroeste em dinamizar as diretrizes da Ação Evangelizadora da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil.

15°INTERECLESIA DAS COMUNIDADES ECLESIAL DE BASE

Representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) estiveramem Rondonópolis (MT), de 18 a 23 de julho, celebrando o 15a Intereclesial. Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis, na abertura ressaltou “a alegria do Evangelho, como Igreja Missionária, Sinodal e Samaritana, em saída permanentes às periferias” traço marcante das CEBs. O Intereclesial tem como tema: CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas e como Lema: “Vejam vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17. O Regional Noroeste/CNBB participou com uma expressiva delegação que esteve presente Dom Fontinele (Humaitá), Dom Norbert (Ji-Paraná) e Dom Roque Paloschi (Porto Velho).

COMIRE REALIZA REUNIÃO REGIONAL

Na sede do CNBB/NOROESTE, aconteceu a Reunião Ampliada do Conselho Missionário Regional de 14 a 16 de julho, em Porto Velho. Aldemísia Magalhães, Coordenadora do COMIRE destacou a singularidade do encontro, pois era primeira reunião pós-pandemia com o objetivo de refletir sobre a necessidade de renovar o ardor missionário no Regional Noroeste. Pe. Eder Carvalho de Assunção (Lábrea) esteve assessorando o encontro, destacando a importância de conhecer e dinamizar o Programa Missionário Nacional. Dom Santiago Sánchez, bispo referencial da Ação Missionária, participou integralmente da reunião.

PRESIDÊNCIA DO REGIONAL REALIZA REUNIÃO VIRTUAL

A Presidência do Regional Noroeste/CNBB, Dom Benedito Araújo (bispo de Guajará-Mirim) – Presidente; Dom Norbert Foerster (bispo de Ji-Paraná) – Vice- Presidente e Dom Fontinele Melo (bispo de Humaitá) –Secretário, realizou Reunião Virtual no último dia 13 de julho de 2023. Ocasião que os bispos começaram a preparação do Encontro Regional de Administradores, Ecônomos e Jurídicos que a CNBB/Noroeste promoverá nos dias 18 e 19 de outubro próximo e, também, a Assembleia de Pastoral Regional Noroeste/CNBB nos dias 21 e 22 de outubro.

PASTORAL DA JUVENTUDE APRESENTA PLANO TRIENAL

A Pastoral da Juventude do Regional Noroeste apresenta seu novo Plano Trienal (2023 – 2025), já na apresentação do documento, os jovens afirmam que “é possível viver uma sociedade baseada na Civilização do Amor” e apresentam a história da PJ Regional e a Memória da Ampliada Nacional. Como opção de trabalho para os próximos três anos, a pastoral reafirma a defesa da vida das juventudes, a luta pela vida das companheiras, a mística e espiritualidade da PJ, assim como a sustentabilidade do regional, destacando, na sequência, o Plano de Trabalho para 2023 a 2025.

PASTORAL DA EDUCAÇÃO DISCUTE ITINERÁRIOS FORMATIVOS

No dia 27 de julho, na modalidade virtual, a Pastoralda Educação do Regional Noroeste realizou uma Live em que foi discutido os Itinerários Formativos para Educadores – Um caminho a ser descoberto. O Padre Júlio César Resende, Assessor Nacional do Setor Educação da CNBB, participou da transmissão e após apresentação, interagiu com os participantes. A Live contou com a presença e saudações de Dom Norbert (Ji-Paraná), Dom Fontinele (Humaitá), Dom Jesus (Lábrea) e Dom Flávio (Cruzeiro do Sul) e bispo referencial da Pastoral da Educação.