PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO ENEM 2021 COM ISENÇÃO NA TAXA SE EXPIRA DIA 26 DE SETEMBRO; CNBB PEDE APOIO NA DIVULGAÇÃO AOS JOVENS

Compartilhe:

O prazo para a inscrição com a taxa de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai até o próximo domingo, 26 de setembro. A reabertura do prazo para o pedido de isenção da taxa foi assegurada em votação do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, por unanimidade, pela reabertura do prazo, em 3 de setembro.

O valor de R$ 85 cobrado para a inscrição no Enem é impeditivo para grande parte dos estudantes brasileiros. A situação é tão grave que em 2021 o número total de inscritos caiu para 3 milhões, o menor desde 2007. A média de inscrições nos últimos anos foi de 5 milhões. Também houve queda de 50% no número de pretos e indígenas nas inscrições ao Enem.

Esta pauta foi apresentada pelo Educafro, por meio do Frei David Santos, na 5ª reunião do Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário realizada na última terça-feira, 21 de setembro. “Precisamos informar que todos os jovens pobres têm direito à isenção da taxa de inscrição”, conclamou.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou da reunião, demonstrou apoio à causa e assumiu o compromisso de divulgar, pelos canais de comunicação da CNBB, este serviço sobre o aumento do prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares têm direito à gratuidade na inscrição do exame. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também podem de pedir a isenção.

Todo o processo de solicitação e concessão de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021 ocorreu em junho. Mais de 1,4 milhão de gratuidades foram concedidas. Ao todo, 3.109.762 de candidatos se inscreveram para realizar o exame, cujas provas estão marcadas para 21 e 28 de novembro. Esse foi o menor número de inscrições desde 2005

Posts Relacionados

Facebook