Missa de abertura do Tempo do Advento e da XXI Assembleia Diocesana de Pastoral

Na noite do último sábado (26), aconteceu, na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, a Missa de abertura do Tempo do Advento e da XXI Assembleia Diocesana de Pastoral.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso Bispo, Dom Benedito Araújo, e concelebrada pelo Bispo da Diocese de Humaitá, Dom Antônio Fontinele de Melo, juntamente com todo o clero da Diocese de Guajará-Mirim, os quais, durante os dias 25, 26 e 27, estiveram em assembleia, no Centro de Treinamento São José, junto aos coordenadores, representantes de pastorais e assessorias de cada uma das treze paróquias que compõem a Diocese de Guajará-Mirim acompanhados, também, das irmãs religiosas e seminaristas, para se definir os novos rumos na questão pastoral da Diocese de Guajará-Mirim para os próximos anos.

Dom Benedito iniciou sua homilia falando sobre a XXI Assembleia Diocesana de Pastoral e a alegria de estarem todos reunidos na Casa Mãe, a Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, para esse momento importante e, em suas palavras:  “[…] de modo muito particular, bebendo da experiência daqueles que, na militância da fé, como missionários e missionárias, souberam amar e continuam amando esta Igreja no coração da Amazônia, dedicada à Nossa Senhora do Seringueiro. E como foi providencial estarmos juntos! De modo particular, no dia de hoje, primeiro domingo do Advento, abrindo esse novo tempo Litúrgico no seio da nossa Igreja, o Tempo do Advento.” E prosseguiu:

“[…] Queremos que Deus nos ajude a entender o chão que estamos pisando para responder aos apelos de Deus, ao que o Espírito de Deus quer para a Sua Igreja, da missão que abraçamos no conjunto de toda sua organização pastoral. Esta Assembleia é para nós um tempo de graça, um kairós; é uma subida ao monte para discernir o que o Senhor quer de nós, quando nos preocupamos em participar, em estarmos atentos aos sinais dos tempos numa dinâmica de participação e missão”.

Fotos/texto: Pascom Catedral Nossa Senhora do Seringueiro