Queridos irmãos:
Esses nossos filhos foram chamados à ordem sacerdotal. Pensemos bem no ministério para o qual foram chamados na Igreja. Como você sabe, o Senhor Jesus é o único Sumo Sacerdote do Novo Testamento, mas nele todo o povo de Deus também foi estabelecido como povo sacerdotal. No entanto, entre todos os seus discípulos, o Senhor Jesus quer escolher alguns em particular, para que, exercendo publicamente na Igreja, em seu nome, a função sacerdotal para todos os homens, possam continuar a sua missão pessoal de mestre, sacerdote e pastor.
De fato, assim como foi enviado pelo Pai para isso, também Ele por sua vez enviou ao mundo, primeiro os apóstolos e depois os bispos e seus sucessores, aos quais os sacerdotes foram dados como colaboradores, os quais, unidos com Eles, ministério sacerdotal, são chamados a servir o Povo de Deus.
Depois de uma reflexão cuidadosa, devemos agora elevar estes nossos irmãos à ordem dos sacerdotes para que ao serviço de Cristo, Mestre, Sacerdote, Pastor, cooperem na construção do Corpo de Cristo, que é a Igreja, Povo de Deus. e o Templo do Espírito Santo.
Quanto a vós, queridos irmãos e filhos, que vais ser elevados à ordem do presbitério, considerai que, no exercício do ministério da sagrada doutrina, participais na missão de Cristo, o único Mestre. Vocês serão como Ele, pastores, é isso que Ele quer de vocês. Pastores Pastores do santo povo fiel de Deus. Pastores que vão com o povo de Deus: ora na frente do rebanho, ora no meio ou atrás, mas sempre ali com o povo de Deus.
Há muito tempo – na linguagem de muito tempo atrás – falava-se da “carreira eclesiástica”, que não tinha o mesmo significado que hoje. Esta não é uma “corrida”: é um serviço, um serviço como o que Deus fez ao seu povo. E esse serviço de Deus ao seu povo tem “traços”, tem um estilo, um estilo que você deve seguir. Um estilo de proximidade, um estilo de compaixão e um estilo de ternura. Este é o estilo de Deus. Proximidade, compaixão, ternura.
A proximidade. Os quatro bairros do padre são quatro. Proximidade de Deus na oração, nos sacramentos, na missa. Fale com o Senhor, esteja perto do Senhor. Ele se tornou próximo de nós em seu Filho. Toda a história de seu filho. Também esteve perto de você, de cada um de vocês, no caminho de sua vida até este momento. Mesmo nos tempos difíceis do pecado, Ele estava lá. A proximidade. Fique perto do povo santo e fiel de Deus. Mas a primeira coisa é estar perto de Deus com oração. Um padre que não ora lentamente apaga o fogo do Espírito dentro de si. Proximidade com Deus.
Segundo: proximidade com o bispo e, neste caso, com o “vice-bispo”. Esteja perto, porque no bispo você terá unidade. Vós sois, não me refiro a servos – sois servos de Deus – mas colaboradores do bispo. A proximidade. Lembro-me de uma vez, há muito tempo, de um padre que teve a infelicidade – por assim dizer – de cometer um “deslize” … A primeira coisa que me ocorreu foi chamar o bispo. Mesmo nos momentos difíceis, ele chama o bispo para ficar perto dele. Proximidade com Deus na oração, proximidade com o bispo. “Mas eu não gosto deste bispo …”. Mas ele é seu pai. “Mas este bispo me trata mal …”. Seja humilde, vá ao bispo.
Terceiro: proximidade um com o outro. E sugiro um propósito: nunca fale mal de um irmão padre. Se você tem alguma coisa contra o outro, sejam homens, de calças: vá lá e diga na cara dele. “Mas isso é uma coisa muito ruim … não sei como ele vai reagir …”. Vá ao bispo, ele o ajudará. Mas nunca, nunca faça fofoca. Não seja charlatão. Não caia na fofoca. Unidade entre vocês: no conselho presbiteral, nas comissões, no trabalho. A proximidade entre você e o bispo.
E quarto: para mim, depois de Deus, a proximidade mais importante é com o santo povo fiel de Deus. Nenhum de vocês estudou para ser padre. Você estudou ciências eclesiásticas, como a Igreja diz para fazer. Mas você foi escolhido, tirado do povo de Deus. O Senhor disse a Davi: “Eu o tirei do rebanho”. Não se esqueça de onde você vem: sua família, seu povo … Não perca seu nariz pelo povo de Deus. Paulo disse a Timóteo: “Lembre-se de sua mãe, de sua avó …”. Sim, de onde você vem. E aquele povo de Deus … O autor da Carta aos Hebreus diz: “Lembra-te daqueles que te introduziram na fé”. Padres do povo, não clérigos do Estado!
As quatro proximidades do sacerdote: proximidade com Deus, proximidade com o bispo, proximidade uns com os outros, proximidade com o povo de Deus. O estilo de proximidade que é o estilo de Deus. Mas o estilo de Deus também é um estilo de compaixão e ternura. Não feche seu coração aos problemas. E você vai conhecer muitos! Quando as pessoas vêm falar de seus problemas e que você as acompanha … Perder tempo ouvindo e confortando. Compaixão, que o leva ao perdão, à misericórdia. Por favor: seja misericordioso, perdoe. Porque Deus tudo perdoa, ele não se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão. Proximidade e compaixão. Mas terna compaixão, com aquela ternura de família, de irmãos, de pai … com aquela ternura que te faz sentir que estás na casa de Deus.
Desejo a vocês esse estilo, esse estilo que é o estilo de Deus.
E então, eu mencionei algo para vocês na Sacristia, mas gostaria de mencionar aqui perante o povo de Deus. Por favor, fique longe da vaidade, do orgulho do dinheiro. O diabo entra “pelos bolsos”. Pense nisso. Seja pobre, pois o povo santo e fiel de Deus é pobre. Pobres que amam os pobres. Não seja carreirista. A “carreira eclesiástica” … Aí tu viras servidor público, e quando um padre passa a ser empresário, seja da paróquia ou da escola …, onde quer que esteja, perde aquela proximidade com o povo, ele perde aquela pobreza que o compara ao Cristo pobre e crucificado, e ele se torna o empresário, o padre empresário e não o servo. Eu ouvi uma história que me emocionou. Um padre muito inteligente, muito prático, muito capaz, que tinha muitas administrações nas mãos, mas que tinha o coração apegado a esse ofício, Um dia, ao ver que um dos seus empregados, um velho, se enganou, repreendeu-o, despediu-o. E aquele velho morreu por isso. O homem foi ordenado sacerdote e acabou um empresário implacável. Sempre tenha essa imagem, sempre tenha essa imagem.
Pastores próximos de Deus, do bispo, entre vocês e o povo de Deus. Pastores: servidores como pastores, não empresários. E fique longe do dinheiro.
E então, lembre-se que este caminho dos quatro bairros é lindo, este caminho de ser pastores, porque Jesus consola pastores, porque Ele é o Bom Pastor. E busque consolo em Jesus, busque consolo na Virgem – não se esqueça da Mãe – busque sempre consolo ali: seja consolado ali.
E coloquem suas cruzes – haverá cruzes em nossas vidas – nas mãos de Jesus e da Virgem. E não tenha medo, não tenha medo. Se você está perto do Senhor, do bispo, uns dos outros e do povo de Deus, se você tem o estilo de Deus – proximidade, compaixão e ternura – não tenha medo, tudo ficará bem.
Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé , 25 de abril de 2021.