Dia do encerramento da Comunidade: 28.11.21

Compartilhe:

GRATIDÃO AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE GUAJARÁ-MIRIM, RO

Sou Irmã Leni. Em nome da Coordenação Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, trago o nosso agradecimento a todo o povo de Deus que nos acolheram nesta Diocese de Guajará Mirim, Rondônia, desde 03.02.1999, (22 anos). Abriu a pedido de Dom Geraldo Verdier quando fechou a comunidade de São Francisco de Guaporé. Teve como objetivo fundacional: Assumir a ação evangelizadora da Educação, Pastoral e ser apoio às comunidades de fronteira de Bolívia e indígena de Surpresa.  A realidade era muito empobrecida e viram que poderiam trabalhar aqui, atendendo as pessoas necessitadas e a comunidade podia servir de apoio às Irmãs da equipe volante, itinerante das comunidades de Surpresa, RO que atendia os indígenas de Surpresa, Sagarana e ribeirinhos e da Bolívia que atendia as fronteiras Brasil Bolívia. Foi uma comunidade que deu suporte missionário às Irmãs.

As Irmãs atuaram junto aos ribeirinhos, as juventudes, na educação, nos movimentos populares. Promoveram atividades que ajudaram a enfrentar os desafios: da violência, prostituição, das drogas, gravidez na adolescência, desemprego, na participação sociopolítica, baixa autoestima entre outros. Como educadoras, enfrentamos grandes desafios quanto à degradação familiar, drogas, exploração sexual de menores, desenvolvendo trabalhos de formação e conscientização. Saúde preventiva e curativa. Ajudaram e apoiaram na conscientização da população sobre o problema do lixo, apoiando a criação da Associação Nova Vida de Catadores de lixo”. Fizeram conscientização sobre as doenças transmitidas pelo manejo inadequado do lixo, do tabagismo, alcoolismo… e meios de prevenção.

Todas as Irmãzinhas que trabalharam nesta localidade relatam que tem o coração agradecido por tudo o que viveu como bênção e graça nesta realidade.

Junto com todo esse trabalho estão as Irmãzinhas, o povo de Deus das comunidades, as Congregações religiosas de São Carlos do Lion e Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, pessoas envolvidas na saúde e educação. Uma missão feita com alegria.

*Gratidão a Dom Benedito Araújo e toda a diocese de Guajará-Mirim. As irmãs agradecem todo o apoio e incentivo que receberam do Bispo, das Irmãs da CRB, dos Padres e de todo o povo de Deus.

Respondendo ao grito da realidade amazônica, reafirmamos nosso compromisso intercongregacional com uma irmã na missão em realidades de fronteiras no Peru. Sonho com o trabalho com migrantes e refugiados do México, com o povo sofrido da Ngaoundéré na África e Filipinas. Pedimos que vocês nos ajudem com orações. Que vocês possam compreender este nosso passo missionário, itinerante e sinodal, e sentir-se missionários e missionárias conosco nestas realidades que também clamam a nossa presença.

Que Santa Paulina nunca deixe vocês desanimarem diante da realidade.

Que Maria seja inspiração de vida para continuar a caminhada.

Que Deus vos abençoe e faça frutificar vosso trabalho de leigos e leigas nesta realidade que as irmãs estão deixando em vossas mãos porque acreditam que vocês podem continuar este caminho de evangelização.

Nosso abraço fraterno.

Irmãs da Coordenação Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Posts Relacionados

Facebook