DIA DO CATEQUISTA

CATEQUISTAS: “[…] SOMOS PRECIOSOS PARA A IMPLANTAÇÃO, PARA A VIDA E PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA”.

Catequistas da nossa diocese de Guajará Mirim. Quanto alegria e bênção sermos agraciados pela Santa Igreja, neste domingo dedicados a nós, revigorando-nos na nossa vocação SER catequista.

Nos mais recentes documentos do magistério da Igreja, vem sendo dedicado e escrito muitas coisas belas da Catequese, sobretudo, reconhecendo nessa vocação de educar na fé a geração futura da Igreja, a força e a importância do catequista no seio da comunidade, no processo de evangelizar.

Vale lembrar, nas palavras do nosso Papa, na Evangelii Nuntiande “[…] Somos preciosos para a implantação, para a vida e para o crescimento da Igreja” (EN 73). Temos ainda, a afirmação no Diretório para a Catequese, que “a catequese situa como etapa privilegiada do processo de evangelização”.

E ainda, não podendo esquecer o presente que o Papa Francisco nos deu, por meio de sua Carta Apostólica, o Ministério do Catequista, que exorta a essência da nossa vocação: fazer discípulos seguidores de Jesus.

Sermos preciosos para a Igreja tem um peso muito grande: Iniciar os novos cristãos na vida cristã de fé e de comunidade, instruindo, conduzindo, levando ao contato e viver uma intimidade com Jesus, é essa síntese do nosso serviço na vocação de catequista.

Reconhecidamente, em nossa ação evangelizadora temos esse lindo ministério de ajudar a renovar a vida da comunidade, despertando seu caráter missionário. Estamos em profunda sintonia e comunhão com a Igreja, com o Papa, com nossa vontade de fazer ecoar a Palavra, isso faz de nós e nossa missão, um pilar importante na Evangelização. Por não dizer, a maior expressão e força laical da nossa Igreja.

Na nossa diocese de Guajará-Mirim, somos em 13 paroquias. E somamos mais de 479 catequistas. Isso é, sem dúvida, uma força vital para impulsionar a evangelização em nossa Igreja particular. Com a condução de nosso bispo Dom Benedito, nosso assessor Pe. Willian, e uma equipe articuladora: Maria Cristina (São Miguel), Adriana Manzutti (Colorado), Patrícia Linhares (Corumbiara) – como coordenação diocesana, e, a coordenação de região pastoral: Sede: Hingry (Guajará), Centro: Janete (São Domingos) e Irmã Izabel (São Francisco), Sul: e Ir. Cleomar (Cerejeiras) e Lorimar (Corumbiara), mais o catequista Almir (Colorado), Ir. Castorina (São Miguel), Irmã Daiane (Costa Marques) que caminhamos entusiasmados e empenhados em dar os primeiros passos na evangelização de iniciação a vida cristã (Doc. 107).

Estamos caminhando dentro da proposta da Igreja no Brasil, dados nossos primeiros e importantes passos para a catequese de inspiração catecumenal, na proposta da Iniciação à Vida Cristã. E, por estes anos seguintes, iniciaremos uma grande transição, em outras palavras, de uma catequese mais preocupada em doutrina e sacramentos, para uma catequese preocupada em educar para a fé, sentir pertença de uma comunidade de fé, se tornar seguidor de Jesus Cristo, com uma fé madura e calçada no Evangelho, ou seja, o catequizando iniciará o seu Itinerário de fé.

Muitas mudanças se avizinham. Já vinha sendo gestada e agora já vem nascendo uma catequese de rosto novo, de inspiração catecumenal, catequese de iniciação à vida cristã, visando uma verdadeira e fiel educação da fé, onde a preocupação maior é a experiência de Jesus Cristo na vida de nossos catequizados. E com a força do Espirito Santo, que traz os ventos da renovação, estamos preparados e se preparando para que tudo seja conforme o Espírito conduz.

Parabéns a nós, Catequistas. Somos preciosos demais para a evangelização, não esqueçamos disso!!!!

Maria Cristina – coordenadora diocesana da catequese de Guajará Mirim.