Carta aberta ao Povo de Deus na Diocese de Guajará-Mirim – RO

Carta aberta ao Povo de Deus na Diocese de Guajará-Mirim – RO

Estimados Irmãos e Irmãs,

Saúde e Paz!

A presente carta inaugura os trabalhos da XI Assembleia Diocesana de Pastoral, cuja dinâmica já teve início com a realização das assembleias a nível Paroquial e de Região Pastoral; sendo que no dia 19 de março – Solenidade de São José, esposo de Maria e Padroeiro da Igreja universal, celebraremos em plena comunhão este ano dedicado à assembleia que culminará com a realização da mesma em Novembro de 2022.

Com espirito sinodal, temos como objetivo sermos fiéis às decisões firmadas pelas Diretrizes pela Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. Este importante documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos indica em seu objetivo geral que: “EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Estas diretrizes nos mostram os quatro pilares da evangelização: a) O Pilar da Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; O pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; o pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

Esta Assembleia Diocesana é Tempo para avaliar a caminhada, contemplar as conquistas, aprender com os erros e planejar nosso futuro em direção a uma Diocese cada vez mais fiel às orientações da CNBB e do Papa Francisco neste serviço ao Reino de Deus.

É também tempo de contarmos com a grande sabedoria do povo de Deus, nossas lideranças, presente em nossas comunidades que, com vigor evangélico, mostram cada vez mais a importância de continuarmos sendo uma Igreja samaritana a serviço da vida.

Queremos conclamar e contar com a colaboração dos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus que ama esta Igreja para que este momento faça crescer entre nós maior comunhão e participação, fortalecendo ainda mais nossa identidade diocesana.

Que Nossa Senhora do Seringueiro, padroeira de nossa Diocese, ilumine com seu amor de mãe todos os nossos trabalhos em busca de uma Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa.

Em comunhão fraterna,

Dom Benedito Araújo

Bispo Diocesano

Pe Edmilson Pereira de Oliveira