Agradecimento:
Em agradecimento ao Senhor pelos cinquenta anos de minha Ordenação Sacerdotal, acontecida em São Baudilio de Llobregat, Barcelona aos 28 de junho de 1973. Com muito carinho, convido a vós e a vossa família a participar da Santa Missa e Celebração de Ação de Gracas que vai acontecer na Quarta-Feira, dia 28 de junho de 2023,, as 18:30h, na Igreja Matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Guaporé/RO. Carinhosamente Padre Francisco Trilla Folch cmf
“Ninguém tem maior amor do que aquele que da a sua vida por seus amigos (Jo 15,13).”
Biografia:
Francisco Trilla Folch, nascido em catalunha Espanha no dia 24 de Janeiro de 1948 na cidade de Valls. Filho de José Trilla e Maria Esther Folch. É de uma família de cinco irmãos. No ano de 1958, Francisco com apenas dez anos de idade, entra no seminário acompanhado por sua avó Maria na cidade de Cervera onde estava o seminário menor do ano de 1964. Finalmente, no ano de 1969, Francisco dá início aos estudos da teologia na cidade de São Baudilio de Llobragat onde conseguiu formar um grupo de verdadeiros amigos voltados para a vida de catequese que ele considera seus amores de juventude. Ali mesmo Francisco foi ordenado padre, no dia 28 de junho de 1973 pelas mãos do Bispo Dom José Capmany. O jovem Padre Francisco, ao receber a ordenação já tinha o seu destino marcado que seria a missão em Guiné Equatorial, África. No início do ano de 1974 já segue de navio com destino de Guiné Equatorial juntamente com o irmão Luís Garcia embarcaram para o Brasil em uma viajem que durou onze dias até chegar ao Rio de Janeiro. Chegando ao Brasil, já seguiram logo para a cidade de Itapaci no estado de Goiás onde trabalharam por cinco anos. Depois de cinco anos de missão em Itapaci, a congregação abriu comunidade na cidade de Novo Aripianã no Amazonas, então Padre Francisco foi enviado para lá com o irmão Luís Garcia que nesta mesma cidade recebeu sua ordenação sacerdotal. No dia primeiro de outubro do ano 1982 Pe. Francisco chega a Guajará-Mirim para colaborar na missão juntamente com o agora Pe. Luís Garcia e o Irmão José Maria que já moravam aqui. Ali foi pároco da catedral e da missão ribeirinha. No ano de 1985 então os missionários claretianos vem para colaborar na missão de Costa Marques que atendia toda esta região. em julho de 1987, Pe. Francisco vem trabalhar em são Miguel do Guaporé onde trabalhou por quatorze anos. Foram tempos de muitas dificuldades, mas de muitas alegrias também. Visitava as comunidades de Gurgel quando podia e quando não dava enfrentava de bicicleta, celebrando duas missas durante o dia e dormindo nas casas das famílias. No dia 21 de fevereiro de 2001, Pe. Francisco vai trabalhar na paróquia de São Francisco de Assis onde atuou como pároco naquela paróquia – No ano de 2012 Pe. Francisco então vem para Seringueiras e trabalha ali durante dez anos. E no dia primeirode fevereiro de 2022, padre Francisco volta para São Miguel para ser de novo o pároco desta paróquia e foi empossado por Dom Benedito Araújo no dia 20 de março de 2022. Com tanta missão e compromisso missionário, Pe. Francisco hoje diz: as alegrias que sinto é que temos feito muitas coisas, mas fizemos e organizamos tanto, é porque temos tido bastante fidelidade, tanto nós para a missão, como a missão para conosco. Não podemos. Não; ouve sofrimentos, mas foram tantas amizades e tantas coisas que nos alegram e tantas comunidades que nasceram nestes anos que só nos trazem alegrias.
Oração Vocacional:
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: ” Vem e segui-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê a sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos Bispos, Padres, Diáconos e Ministros. Dai perseverança aos nossos sseminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja. Senhor da messe e Pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”. Amém.
Mensagem de Dom Benedito para o Padre Francisco Trilla Folch:
Parabéns pelos 50 anos de vida presbiteral!
Sua vida, nestes anos, nos revela um romance de paixão e seguimento, consagração e oblação da vida, por amor a Deus e a missão, sob a paterna inspiração de Santo Antônio Maria Claret e a meiga proteção do Imaculado Coração de Maria. Aproveito para saudar a todos na Pessoa do Pe. Provincial Revdo. Pe. Marcos Louro, saudar você que de longe e de perto participa desta grande celebração jubilar de louvor pelos dons, bençãos e
graças alcançadas. Nossa gratidão a Deus por nos agraciar com a dadiva de poder testemunhar o ardor do fecundo ministério presbiteral do Pe. Francisco. Eu lamento não poder estar pessoalmente convosco nesta festa que envolve a todos; porém o nosso presbitério e toda a Diocese de Guajará-Mirim se irmana a você Pe. Francisco, neste reconhecimento e louvor pelos caminhos palmilhados na vida desta Diocese, começando na Igreja Catedral de Nossa Senhora do Seringueiro em Guajará – Mirim, São Francisco do Guaporé, Seringueira e agora no antigo e novo amor São Miguel do Guaporé. Em tudo, percebemos um coração tão embrenhado e pulsante no nosso meio, que percorrendo as regiões que tiveram a graças de desfrutar do seu cuidado de pastor, o que eles testemunham é fascinante quando falam: “das distancias enfrentadas, do começo de tudo neste chão amazônico, da velha bicicleta enlameada e carregada no ombro, chegava de qualquer jeito, um missionário companheiro e amig0 sempre presente…” Além da missão pastoral, entre tantos talentos, você sabe contemplar e ler o céu estrelado, com destaque para a estrela do oriente nos finíssimos cartões trabalhados em três dimensões com as palhas e folhagens que recolhe por onde passa. Um artista nato! Parabéns Pe. Francisco! Obrigado por tudo! Que o Divino Mestre o continue cumulando de bençãos e graças para bem servi-Lo. Receba minha benção! Rogo também sua benção para mim e toda a nossa Diocese de Guajará-Mirim.
Fraternalmente,
Dom Benedito Araújo
Bispo Diocesano de Guajará-Mirim